a amnistia Internacional pede ao presidente eleito dos Estados Unidos da américa que feche a prisão de Guantanamo, em Cuba
a amnistia Internacional pede ao presidente eleito dos Estados Unidos da américa que feche a prisão de Guantanamo, em CubaBarack Obama deve reparar os estragos causados aos EU a e ao mundo pelas acções ilegais tomadas pelo governo norte-americano em nome da segurança nacional, afirmou Larry Cox, director-geral da amnistia Internacional. a organização espera que o 44º presidente da américa inclua esta prioridade numa lista de acções para os primeiros 100 dias da sua presidência, da qual toma posse em 20 de Janeiro.
Para a organização Barack Obama deveria anunciar um plano e uma data para o fecho do centro de detenção de Guantánamo, proibir a tortura e os maus tratos e instituir uma comissão independente para averiguar os abusos cometidos pelos EU a na guerra contra o terrorismo. Barack Obama deve colocar os direitos do homem no coração do seu governo, considera a aI.
a nova administração deve devolver aos EU a o seu lugar de campeões dos direitos humanos, no país e no estrangeiro, acrescentou a secretária-geral da amnistia, em comunicado difundido a partir de Londres. O novo governo deve ainda pôr fim às atrocidades em massa contra os civis em locais como o Darfur, no Sudão, acrescenta a organização.