Por ocasião dos 50 anos da morte de Pio XII, o Vaticano abrirá ao público, a partir de amanhã, 5 de Novembro, uma exposição sobre o Pontífice
Por ocasião dos 50 anos da morte de Pio XII, o Vaticano abrirá ao público, a partir de amanhã, 5 de Novembro, uma exposição sobre o PontíficeFotografias, documentos e objectos pessoais compõem esta mostra que lembra a família, o sacerdócio e a trajectória eclesiástica de Pio XII. Nesta exposição não há referências à relação do Papa com os judeus e com o III Reich, e não entra nas polémicas das últimas semanas sobre sua beatificação.
É uma mostra biográfica que não entra no período póstumo , explicou o monsenhor Walter Brandmuller, presidente do Comité Pontifício das Ciências Históricas.
Instalada na ala Carlos Magno do Palácio apostólico, a exposição atende a um desejo do Papa Bento XVI. Depois do Vaticano, a mostra será levada à alemanha no início de 2009, onde Pio XII (Eugenio Pacelli) foi por muito tempo núncio apostólico (antes de 1939 e de tornar Papa). Em seguida, a exposição será montada nos Estados Unidos da américa.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, considera que a exposição apresenta não só a imagem oficial do Papa, mas seu percurso humano e espiritual, a sua verdadeira personalidade, o verdadeiro rosto que puderam apreciar aqueles que o conheceram directamente .
Tem sido efectuada investigação sobre o pontificado de Pio XII e o resultado deverá ser conhecido em breve, já que a pesquisa de Matteo Luigi Napolitano, professor da Universidade de Molise, nos arquivos do Pontifício Instituto Bíblico, poderá ser publicada dentro de pouco tempo.