Ministro brasileiro a caminho de Londres passa por Lisboa para assinar acordos de cooperação na área da saúde. as convenções entre os dois países irão beneficiar Palopes
Ministro brasileiro a caminho de Londres passa por Lisboa para assinar acordos de cooperação na área da saúde. as convenções entre os dois países irão beneficiar PalopesUma nova fase de cooperação na área de saúde vai ser inaugurada entre Portugal e Brasil, segundo refere a agência Lusa. as iniciativas e acordos beneficiarão a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse o ministro brasileiro da Saúde, José Gomes Temporão. a relação entre os dois países na área de saúde era fragmentada e agora vamos iniciar uma cooperação com planeamento estratégico para os próximos cinco anos.
O ministro brasileiro fez estas declarações antes de chegar a Portugal, onde participa, de 3 a 5 de Novembro, no simpósio Saúde Brasil-Portugal (1808-2008). Em Lisboa serão assinados firmados quatro acordos de cooperação bilateral no segmento da atenção básica. Os textos prevêem visitas técnicas entre profissionais de saúde do Brasil e de Portugal, intercâmbio de experiências em saúde pública e troca de informações. Outras estratégias são a criação de um programa de bolsas de estudo, o reforço da parceria na investigação e o aumento da capacidade brasileira de produção de genéricos e equipamentos para diagnósticos e terapias.
Esta base de cooperação abrange a CPLP entra como uma grande área de actuação. Será um trabalho conjunto, harmonioso e integrado junto à CPLP, explicou o ministro brasileiro. a propósito da epidemia de cólera que se verifica na Guiné-Bissau, o ministro esclareceu que os técnicos brasileiros estão a trabalhar na investigação da origem da transmissão dos casos. O Brasil está à disposição no que puder ajudar os guineenses para enfrentar o problema.
O simpósio Saúde Brasil-Portugal 200 anos assinala o bicentenário da transferência da corte portuguesa para o Brasil. a primeira parte do evento realizou-se em Julho, no Rio de Janeiro. a segunda etapa em Lisboa, reúne autoridades, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes de medicina dos dois países. Os participantes pretendem consolidar uma agenda de cooperação até 2013. assumem o objectivo de fortalecer a capacidade conjunta de ajudar os outros membros da CPLP: angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O ministro Temporão segue de Lisboa para Londres, onde vai apresentar uma palestra sobre determinantes sociais da doença.