Em visita à capital do Congo, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico denuncia. a guerra civil entre as tropas do presidente Kabila e o exército do general rebelde Laurent Nkunda destrói o país
Em visita à capital do Congo, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico denuncia. a guerra civil entre as tropas do presidente Kabila e o exército do general rebelde Laurent Nkunda destrói o paísOs refugiados não podem ser facilmente alcançados pelas ajudas humanitárias, explicou David Miliband. a ameaça de epidemias e de desnutrição difusa na zona dos confrontos é mais que real, acrescentou o ministro. apesar da trégua, registam-se vexames cometidos pelos rebeldes, pelos soldados do governo e pelos fugitivos das duas facções. Centenas de milhar de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e caminhar errantes pelo país sem qualquer meta.
O mundo diplomático tarda a reagir. Em nome da união Europeia o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, juntamente com o colega britânico deslocaram-se à República Democrática do Congo (RDC). Ninguém pode ficar indiferente diante dos factos dramáticos que estão a acontecer no Congo. O ministro britânico David Miliband afirmou que mais de 1,6 milhões de refugiados nap arte oriental da RDC estão encurralados. Não têm acesso a alimento, ne ma água, nem a outros elementos de primeira necessidade.
Há uma ameaça de epidemia de doenças transmissíveis e desnutrição na zona, alertou o ministro britânico. a parte oriental da RDC é o teatro, desde há várias semanas, de um conflito entre o exército congolês e a rebelião do Congresso Nacional para a Defesa do Povo (na sigla em francês CNDP). Os rebeldes chegaram às portas da capital da província Norte-Kivu, Goma, quarta-feira, 29 de Outubro. a partir de então decretaram unilateralmente um cessar-fogo, que parece estar a ser respeitado.