“Os tibetanos estão a ser condenados à morte. Esta antiga nação e a sua herança cultural estão prestes a morrer”, declarou o chefe espiritual tibetano a jornalistas em Tóquio
“Os tibetanos estão a ser condenados à morte. Esta antiga nação e a sua herança cultural estão prestes a morrer”, declarou o chefe espiritual tibetano a jornalistas em TóquioEsta é a sua primeira viagem desde que esteve internado em Nova Deli devido a complicações renais. Encontra-se em Tóquio para uma semana de conferências sobre espiritualidade
O laureado com o prémio Nobel da Paz, 73 anos afirmou que a situação no Tibete é hoje similar a uma ocupação militar de todo o território. É como se estivéssemos sob a lei marcial. O medo, o terror e as campanhas de reeducação política causam muitos sofrimentos .
após várias décadas de combate político e religioso, o Dalai Lama anunciou hoje que entra em meia-reforma e que a futura linha política face às autoridades chinesas será discutida numa reunião no próximo dia 17, em Dharamsala (Índia), entre todas as correntes da comunidade tibetana no amílcar. Vamos ouvir as sugestões do povo e depois as coisas vão tornar-se mais claras , afirmou.
a China quer provar a sua boa fé no processo negocial de autonomia do Tibete e pretende levar os enviados de Dalai Lama a visitar locais de minorias não tibetanas. Os enviados do líder espiritual tibetano estão desde quinta-feira em Pequim.
a Reuters adianta que a decisão das autoridades chinesas é arriscada, pois são poucas as regiões de minorias onde se poderá encontrar algum contentamento com o regime. além disso, os grupos étnicos mais importantes têm representantes no estrangeiro que poderão desfazer a imagem de harmonia que o governo pretende passar.
Este novo esforço de negociações já foi saudado pelos Estados Unidos, que disseram esperar resultados concretos . O regime chinês acusa o Dalai Lama de militar pela independência do Tibete, mas este afirma que apenas reivindica uma autonomia do antigo reino himalaio no contexto da China.