Depois de uma crise aguda com a China, a máxima autoridade espiritual tibetana convoca encontro para Dharamsala, sede do governo tibetano no exílio
Depois de uma crise aguda com a China, a máxima autoridade espiritual tibetana convoca encontro para Dharamsala, sede do governo tibetano no exílioDalai Lama reconhece o fracasso dos colóquios com Pequim sobre o futuro do Tibete. Daí a convocação de uma conferência dos representantes tibetanos no amílcar para discutir o compromisso deles pelo Tibete. O encontro terá lugar, de 17 a 22 de Novembro, em Dharamsala, no norte da Índia, sede do governo tibetano no amílcar e residência habitual do líder espiritual.
Sábado, 25 de Outubro, a autoridade máxima do budismo tibetano comunicou a sua vontade de renunciar a todos os compromissos a favor de uma maior autonomia do Tibete e pediu aos seus conterrâneos de decidirem como continuar a luta iniciada em 1959, com a sua fuga para a Índia.
a China sempre rejeitou, até ao momento, os pedidos de independência tibetana, mesmo quando Dalai Lama insistia numa autonomia que garantisse pelo menos a identidade cultural e religiosa. a convocação do encontro acontece num momento delicado. Por um lado agudizou-se a repressão no Tibete, que coincidiu com as últimas fases de preparação dos jogos olímpicos; e por outro crescem as preocupações com as condições de saúde de Dalai Lama.