O vencedor do Prémio Nobel da Paz considera “uma desgraça” o facto de a comunidade internacional não ter conseguido resolver o conflito no Médio Oriente
O vencedor do Prémio Nobel da Paz considera “uma desgraça” o facto de a comunidade internacional não ter conseguido resolver o conflito no Médio OrienteMartti ahtisaari aponta como causa do fracasso a falta de vontade política. Em entrevista à rádio sueca, ahtisaari disse sentir-se envergonhado por, nem a Europa nem os Estados Unidos, terem sido capazes de chegar a um consenso.
Como é que nós, ano após ano, podemos afirmar seriamente que estamos a tentar chegar a uma solução, quando não estamos? Sinto-me envergonhado, tenho de admitir , afirmou o antigo presidente finlandês. O Prémio Nobel da Paz 2008 diz-se esperançado que o próximo presidente norte-americano, possa encontrar uma solução permanente para o Médio Oriente.
Se houver vontade política, conseguimos resolver tudo. Está claro que é necessário um Estado palestiniano e que os israelitas necessitam de paz , acrescentou. E alerta que, em breve, será necessário chegar à conclusão de que é necessário falar com os talibã , no conflito no afeganistão, em, vez de se continuar a enviar tropas.