Toda a obra do Papa Bento XVI encontra-se agora reunida na colectânea “Opera Omnia”
Toda a obra do Papa Bento XVI encontra-se agora reunida na colectânea “Opera Omnia”Trata-se de uma obra teológica que sem dúvida está entre as mais importantes dos séculos XX e XXI , afirma o bispo de Regensburg. Gerhard Ludwig Müller que apresentou a obra salientou que o actual Papa é um dos grandes teólogos que ocuparam a poltrona de Pedro .
O cardeal Ratzinger, enquanto professor de Teologia Fundamental e Dogmática elaborou com autonomia um dos mais importantes estudos teológicos dos séculos XX e XXI , apontou ainda o prelado. O Pontífice tem uma ligação a Regensburg, também por razões familiares. Os seus paise irmã Maria estão ali sepultados e tem uma casa no bairro de Pentling.
Foi nesta cidade que, na sua viagem de 2006 à Baviera, o Papa visitou a universidade e proferiu uma conferência na qual falava de Maomé. as suas palavras foram depois consideradas ofensivas pelo mundo islâmico e houve reacções por parte dos muçulmanos. Para o cardeal Müller, esta aula magna marcou um momento mágico na história universitária não só alemã e que na mesma o papa sublinhou mais uma vez a íntima conexão entre fé e razão .
a Opera Omnia é composta por 16 tomos.começa com a tese de licenciatura de Joseph Ratzinger sobre a doutrina agostiniana da Igreja e termina com um volume que inclui notas biográficas. a Opera Omnia será publicada na alemanha pela editora Herder Verlag. a Livraria Vaticana, que tem direito exclusivo sobre as obras papais, publicará a colectânea noutros idiomas.