Jorge Ortiga apontou que “no meio de culturas marcadas pelo secularismo, Cristo e a sua mensagem devem ser oferecidos”
Jorge Ortiga apontou que “no meio de culturas marcadas pelo secularismo, Cristo e a sua mensagem devem ser oferecidos”O arcebispo primaz de Braga expressou a necessidade da Universidade Católica conhecer as circunstâncias especiais do tempo em que vivemos, reconhecer e individualizar o impacto que os actuais modelos culturais exercem, favorecendo ou dificultando, a identidade e missão da Igreja.
Na abertura do ano lectivo, Jorge Ortiga salientou que importa que se veja que as acções da Universidade Católica se vinculam e harmonizam com a missão evangelizadora da Igreja. a Universidade deve fazer sobressair a especificidade cristã e contribuir para forjar pessoas com capacidade de juízo crítico para responder a tantas invectivas, algumas de exposição clara, outras misturadas para disfarçar o seu verdadeiro conteúdo.
O arcebispo primaz de Braga questionou ainda se será ingenuidade esperar que, no meio de tantos alunos que frequentaram ou frequentam, alguns sejam explicadores’ da Palavra para bem do mundo e da sociedade?
No que diz respeito à teologia, a investigação e estudo deveriam ajudar a fé a expressar-se em linguagem compreensiva para todos os homens: O mundo necessita de poder contar com pessoas que marcam as incidências humanas com a mensagem que se entende e divulga.