a grande notícia para as gentes do Guiúa é a chegada do missionário Gabriel Casadei. Regressa à missão depois de três meses de férias em Itália, sua terra natal. a sua ausência foi sentida por todos
a grande notícia para as gentes do Guiúa é a chegada do missionário Gabriel Casadei. Regressa à missão depois de três meses de férias em Itália, sua terra natal. a sua ausência foi sentida por todosPassaram três anos de trabalho árduo. É bem merecido este tempo de permanência junto da família. É um lado nem sempre visível da vida dos missionários: a ligação às suas famílias. É grande a generosidade de todas elas. Desde logo no modo como nos acompanham à distância. Mas também no apoio que nos prestam, desde que decidimos responder à vocação missionária. Suporte invisível em quem nos podemos confiar, as famílias são missionárias connosco.
Para esperar e acolher o padre Gabriel tive de deixar a missão e dirigir-me a Maputo, percorrendo 700 longos quilómetros. É importante planear bem as viagens. Há sempre alguém que aproveita a boleia de ida e de volta. além disso há as compras necessárias para a missão, que devem ser pensadas e organizadas.
Desta vez temos uma alegria extra. Procedemos à primeira compra de livros escolares para a Biblioteca Paroquial do Guiúa. Graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, centenas de estudantes do ensino secundário do Guiúa vão poder aceder aos manuais escolares oficiais, de todas as disciplinas.
a iniciativa é de importância vital. Os livros escolares são muito caros e quase nenhum dos nossos jovens tem a possibilidade de adquiri-los no mercado. Não existe biblioteca pública para consulta. a partir de agora, os alunos vão poder frequentar a biblioteca da paróquia e consultar os manuais que até agora eram de uso exclusivo dos professores. a quantidade de livros ainda é pequena. Mas é um passo importante para o desenvolvimento e educação dos nossos jovens.
Regressei de Maputo com o carro cheio: compras dos livros, boleias que demos, entusiasmo do padre Gabriel. Sobretudo cheio da imensa alegria que sinto pelo reencontro e pela contínua construção e conjugação de vontades que é o trabalho missionário.