João Paulo II foi eleito Pontífice a 16 de Outubro de 1978. Para assinalar a data realiza-se o congresso internacional, de 28 a 30 de Outubro, sob o tema “O Vaticano II e o pontificado de João Paulo II”
João Paulo II foi eleito Pontífice a 16 de Outubro de 1978. Para assinalar a data realiza-se o congresso internacional, de 28 a 30 de Outubro, sob o tema “O Vaticano II e o pontificado de João Paulo II”Os trabalhos dedicados ao Papa Wojtyla juntarão vários conferencistas eclesiásticos e leigos, muitos dos quais testemunhas oculares da sua obra. Entre eles destacam-se o ex-secretário pessoal de Karol Wojty?a, hoje cardeal-arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz; o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone; o biógrafo George Weigel e padre Slawomir Oder, postulador da Causa de beatificação de João Paulo II.
Entretanto, prossegue a causa de beatificação de João Paulo II, iniciado a 2 de abril de 2007. O processo contou com a dispensa de cinco anos (prazo canónico), por parte de Bento XVI . actualmente, estamos na fase da elaboração completa da Positio super virtutibus’, que abre espaço a eventuais ulteriores aprofundamentos, adianta o postulador da Causa.
Em Março de 2008, o padre Oder entregou uma redacção não definitiva da Positio, com duas mil páginas. Tive sempre bem presentes as palavras que ouvi pessoalmente do Papa Bento XVI, que muitas vezes demonstrou publicamente seu vivo interesse pela causa do Papa polaco. De facto, ele disse: Trabalhem rápido, mas bem e de modo irrepreensível, comenta.
a Positio será submetida depois ao exame de oito consultores teólogos e, posteriormente será avaliada por cardeais e bispos da Congregação das causas dos santos. Se houver voto favorável, resta apenas ao actual Pontífice ordenar a promulgação do decreto sobre as virtudes em grau heróico, de João Paulo II, proclamando-o ‘venerável’.