Dez por cento dos brasileiros, com mais de 15 anos, são ainda analfabetos. Só em 2020 haverá igualdade racial na renda domiciliar ‘per capita’
Dez por cento dos brasileiros, com mais de 15 anos, são ainda analfabetos. Só em 2020 haverá igualdade racial na renda domiciliar ‘per capita’ a conclusão é do estudo do Instituto de Pesquisa Económica aplicada (IPEa). apesar da queda contínua do índice, de 7. 2 por cento, de 1992 a 2007.
Se o ritmo de queda for mantido, a erradicação do analfabetismo no Brasil só ocorrerá daqui a duas décadas, adianta o IPEa. 90 por cento dos analfabetos brasileiros têm 25 anos ou mais. a maioria vive nas zonas rurais, onde quase um quarto da população não sabe ler nem escrever.
a percentagem de analfabetos entre os negros (14,1 por cento) é mais que o dobro da percentagem entre os brancos (6,1 por cento). Enquanto a população negra tem em média de 6,4 anos de escolaridade, a branca tem 8,2 anos.
Há ainda uma desigualdade patente entre brancos e negros, em todas as faixas etárias. Os negros no Brasil têm uma renda per capita menor que a metade da renda dos brancos. Uma desigualdade particularmente detestável é puramente resultado de discriminações passadas ou presentes .