arcebispo de Bruxelas, Bélgica, aponta como principal obstáculo ao anúncio da palavra de Deus o obstáculo que está no coração do evangelizador
arcebispo de Bruxelas, Bélgica, aponta como principal obstáculo ao anúncio da palavra de Deus o obstáculo que está no coração do evangelizadorNo reino de Deus não existe proporção entre investimento e resultado, como acontece no mundo bancário dos homens, afirmou o cardeal Godfried Danneels, arcebispo de Bruxelas e presidente da Conferência Episcopal Belga. Na sua intervenção durante a12a congregação geral do Sínodo dos Bispos, a decorrer em Roma, o cardeal descreveu os obstáculos ao anúncio da Palavra de Deus.
Dificuldades de comunicação, cultura, e ambiente secularizados, resistência e ignorância da parte de quem escuta são para o cardeal de Bruxelas os obstáculos que se encontram no anúncio da Palavra. E acrescentou: Talvez o obstáculo maior esteja no coração do próprio evangelizador: a sua falta de confiança e a sua falta de conhecimento das leis do anúncio do Evangelho, que são diversas das leis do mundo.
Sobre o tema da Palavra de Deus abusada reflectiu o exarca apostólico de Sofia, Bulgária, Christo Proykov. O prelado fez notar que na Bulgária, depois da queda do regime ateu, em 1989, o povo sente uma verdadeira fome de Deus. Todavia, graças ao consumismo crescente, muitas vezes as Sagradas Escrituras são usadas de modo incorrecto, por exemplo, nas sessões do Parlamento para fins políticos: isto cria desorientação e vazio, desfrutado facilmente pelas seitas.
até nas escolas falta uma instrução religiosa fundada sobre fontes autênticas. São usadas fontes não autênticas, como os apócrifos, em que Jesus é apresentado de maneira ofensiva e caricaturada, explicou o prelado.