Washington retirou a Coreia do Norte da lista negra dos países que apoiam o terrorismo. Depois de Pyongyang aceitar as condições impostas pela administração norte-americana
Washington retirou a Coreia do Norte da lista negra dos países que apoiam o terrorismo. Depois de Pyongyang aceitar as condições impostas pela administração norte-americana a administração americana obteve a garantia dos nortecoreanos que Pyongyang aceita novas inspecções aos seus reactores nucleares. O acordo conseguido pelos negociadores permite que os peritos tenham acesso a todos os locais do nuclear para verificar o desmantelamento do programa atómico nortecoreano. a agência nuclear das Nações Unidas – aIE a – terá um papel importante nesta inspecção.
Pyongyang constava da lista negra dos países que apoiavam o terrorismo pela acusa de ter destruído um avião comercial sulcoreano, em 1987. O acto de terrorismo custou a vida a 115 pessoas. Os Estados Unidos tinham feito depender a remoção da lista negra dos progressos concretos e verificáveis no processo de desmantelamento do programa nuclear do regime comunista nortecoreano.
O governo de Kim Jong-il aceitou as condições impostas pela administração Bush. O acordo conseguido pelos negociadores abriu o caminho para que os Estados Unidos anunciassem a decisão, não obstante as reticências do Japão.
Os inspectores internacionais terão pleno acesso a todas as instalações nucleares declaradas pela Coreia do Norte, assim como às que ainda não o foram. Também há acordo sobre os meios Círculo a usar na inspecção. além dos Estados Unidos, estão envolvidos no entendimento a Coreia do Sul, Rússia, China e Japão, que poderão participar nas inspecções.