Um dos Objectivos do Milénio é combater a desigualdade de géneros. Em Portugal, está aí­ uma campanha com humor ” elas têm bigode, mas não querem ser como eles
Um dos Objectivos do Milénio é combater a desigualdade de géneros. Em Portugal, está aí­ uma campanha com humor ” elas têm bigode, mas não querem ser como elesEstá na rua uma campanha fora do comum: mulheres com bigodes, uma brincadeira em que os cabelos delas fazem de bigode, para chamar a atenção para a igualdade de género, um dos Objectivos do Milénio. a ideia é mais uma.
a escritora Margarida Rebelo Pinto e a jornalista Isabel Stillwell são os rostos – e os bigodes desta campanha do projecto 8 Objectivos 8 agências, promovido por agências de publicidade, com a vontade nobre de pôr as pessoas a tropeçarem naqueles objectivos definidos até 2015.
De acordo com as agências promotoras ambas são mulheres de sucesso que dão a cara por mais uma campanha do projecto, com base na premissa de que as mulheres são um recurso de valor inestimável para o desenvolvimento de qualquer sociedade. afinal, como recorda a frase dos anúncios que estão na rua, Elas não querem ser como os homens, querem apenas os mesmos direitos.
Segundo números divulgados pela própria agência, a nível global, a desigualdade de género tem diminuído, mas há ainda um longo caminho a percorrer: 55% da população em idade escolar que não frequenta a escola é do sexo feminino; somente 18% dos parlamentares são mulheres; as mulheres perfazem 80% das pessoas que realizam trabalho precário ou não remunerado – p. e. trabalho doméstico – na África Subsariana e no Sul da Ásia.
a Campanha do Milénio das Nações Unidas tem em Portugal também estes rostos. O projecto 8 Objectivos 8 agências pode ser acompanhado no blogue.