Socialista no Parlamento Europeu, ana Gomes foi distinguida, em Bruxelas, como a eurodeputada activista do ano, pela sua defesa dos direitos humanos
Socialista no Parlamento Europeu, ana Gomes foi distinguida, em Bruxelas, como a eurodeputada activista do ano, pela sua defesa dos direitos humanos a escolha é da revista europeia, The Parliament Magazine, que promove anualmente prémios para os melhores deputados europeus em diversas categorias. ana Gomes concorria ao título de activista do ano. Foram também concorrentes a deputada polaca Lídia Joanna Geringer de Oedenber, também da família socialista europeia, e Marian Harin, deputada irlandesa do grupo dos Liberais. ana Gomes venceu numa votação on-line dos membros do Parlamento Europeu, refere a Lusa.
ana Gomes é a primeira deputada de Portugal a ser nomeada – já o fora em 2006 – para estes galardões, que foram instituídos em 2004. Em ano de Jogos Olímpicos, a eurodeptuda portuguesa foi nomeada pelo seu trabalho em questões relacionadas com a China e com o Iraque. a eurodeputada portuguesa é autora de um relatório sobre os efeitos da política chinesa em África e outro sobre a política da União Europeia no Iraque, aponta a publicação.