Promovida pela Comissão da União Europeia e pelas Nações Unidas, conferência reúne activistas de 40 países. Procuram acções de apoio da comunidade internacional
Promovida pela Comissão da União Europeia e pelas Nações Unidas, conferência reúne activistas de 40 países. Procuram acções de apoio da comunidade internacionalReafirmar e ilustrar o alcance da Declaração Universal através da própria acção dos defensores dos direitos do homem no mundo contemporâneo é o objectivo da conferência que decorre, desde ontem, em Bruxelas e termina hoje, 8 de Outubro. Foi promovida para comemorar os 60 anos da declaração Universal, proclamada em 10 de Dezembro de 1948.
O evento recorda que o respeito dos direitos do homem é uma condição necessária para construir a democracia, o desenvolvimento e a prevenção dos conflitos armados, sublinhou a comissária Benita Ferrero-Waldner. Os defensores dos direitos humanos operam nas suas sociedades com este propósito, arriscando de pessoa e expondo a perigos as próprias famílias. Daí a necessidade de apoiar a sua acção a nível internacional.
Foram convidados a participar na conferência activistas dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de 40 países diferentes. Juntamente com as autoridades comunitárias e os representantes das Nações Unidas, os activistas avaliam as possíveis acções de apoio à sua missão que poderão ser promovidas pela comunidade internacional.