Conferência Episcopal anuncia em Seul melhoria e reforço da rede. Um novo projecto digital para gerir as actividades e realidades da comunidade católica foi lançado pela Igreja sul-coreana
Conferência Episcopal anuncia em Seul melhoria e reforço da rede. Um novo projecto digital para gerir as actividades e realidades da comunidade católica foi lançado pela Igreja sul-coreanaO sistema foi testado, durante cerca de 10 anos, pela diocese de Seul e actualmente alargado a todas as dioceses coreanas. administração, projectos pastorais, comunicações, gestão eclesiástica conseguem agora um novo impulso, graças ao uso das novas tecnologias. a Igreja está, hoje, cada vez mais orientada para a informática. O arcebispo de Seul, cardeal Nicholas Cheong, anunciou a renovação do sistema.
Há dois mil anos as cartas enviadas por São Paulo eram um modo de proclamar e difundir o Evangelho. Do mesmo modo, hoje, fazemos a sua proclamação através das mais avançadas tecnologias informáticas, esclareceu o cardeal. O novo sistema permitirá informatizar todos os documentos e registos eclesiásticos, garantindo a rapidez e transparência do serviço.
O novo sistema irá beneficiar a todos: leigos e sacerdotes. a propósito o cardeal recordou a exortação de João Paulo II na sua última carta apostólica sobre os meios de comunicação: Não tenhais medo das novas tecnologias!. Os bispos coreanos prevêem também a criação de um novo organismo no interior da Conferência Episcopal para se ocupar do sector dos meios de comunicação, das relações externas e do desenvolvimento de projectos relacionados com as tecnologias da informação.
No âmbito da renovação do projecto global de informática, os bispos decidiram ainda actualizar a sua página da Internet. Será alargado o espaço dedicado a documentos, aos chamados e-book, livros digitalizados inteiramente consultáveis on-line. Estarão também acessíveis, no novo projecto da rede, os diversos boletins das dioceses coreanas e muitos documentos, assim comoo catecismo da Igreja católica.