Com 52 cardeais, 45 arcebispos e 130 bispos, o Papa celebrou, na basílica de São Paulo fora dos muros, a missa inaugural do Sínodo que decorrerá no Vaticano até 26 de Outubro
Com 52 cardeais, 45 arcebispos e 130 bispos, o Papa celebrou, na basílica de São Paulo fora dos muros, a missa inaugural do Sínodo que decorrerá no Vaticano até 26 de Outubroas nações outrora ricas de fé e vocações vão agora perdendo a própria identidade sob a influência deletéria de uma certa cultura moderna, afirmou Bento XVI na homilia. Quando os homens se proclamam donos absolutos de si mesmos, podem construir verdadeiramente uma sociedade onde reinem a liberdade, a justiça e a paz?, interrogou o Papa. Não acontece, pelo contrário, como a crónica diária demonstra amplamente que alastram o arbítrio do poder, os interesses egoístas, a injustiça e o desfrutamento, a violência em todas as suas expressões?.
Bento XVI comentou: No fim, o homem encontra-se mais só e a sociedade mais dividida e confusa. Há quem tendo decidido que Deus está morto, declara-se deus a ele próprio, julgando-se o único artífice do próprio destino, o dono absoluto do mundo. E acrescentou: Desfazendo-se de Deus e não esperando d’Ele a salvação, o homem julga que pode fazer o que lhe agrada e de tornar-se a única medida de si mesmo e do seu próprio agir. Quando o homem elimina Deus do próprio horizonte é deveras mais feliz? É deveras mais livre?.
a solene abertura da 12a assembleia-geral ordinária do Sínodo dos Bispos acontece a primeira vez fora da basílica de São Pedro. Teve lugar em São Paulo fora de muros para ressaltar a sua ligação ao ano Paulino, Bento XVI proclamou o ano Paulino, de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009, para celebrar os dois mil anos do nascimento de Paulo. O tema do Sínodo Palavra de Deus na vida e missão da Igreja tem no apóstolo das gentes o seu maior missionário.