Bispos europeus reafirmam contributo da Igreja para uma Europa respeitadora da dignidade humana. assembleia plenária decorreu na Hungria e encerra hoje
Bispos europeus reafirmam contributo da Igreja para uma Europa respeitadora da dignidade humana. assembleia plenária decorreu na Hungria e encerra hojeEnriqueceu-se e actualizou-se o contributo da Igreja católica para uma Europa que pretenda colocar no centro do seu futuro a dignidade da pessoa humana, a sacralidade da vida, a liberdade religiosa, o bem comum, a paz e a solidariedade internacional. a afirmação é do presidente da Conferência Episcopal Holandesa, adrianus van Luyn. O bispo de Roterdão e presidente da COMECE (Comissão dos Episcopados da Comunidade europeia) avalia deste modo os trabalhos da assembleia plenária do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).
Depois do encontro com o presidente da República húngara, o prelado holandês afirmou: Os valores humanos, culturais, e espirituais do nosso continente, alimentados pela fé cristã, não são abstracções ou ideias de um grupo. E acrescentou: São referências universais e irrenunciáveis também para as escolhas económicas, sociais e políticas que pretendam responder às expectativas de todo o homem e de todos os homens.
a Europa tem de ser capaz de superar egoísmos internos para realizar em si mesma e indicar ao mundo uma alternativa a lógicas egoístas e de marginalização. O presidente da COMECE concluiu: O bem comum, nem sequer para a Europa, pode ser uma palavra abstracta e os cristãos, em primeiro lugar, são chamados a traduzi-la numa realidade concreta que não seja apenas material.
a assembleia do CCEE termina hoje, sexta-feira, em Budapeste. O padre do Patriarcado de Lisboa, Duarte Cunha, foi eleito secretário-geral do Conselho. Sucede ao italiano aldo Giordano, informa a agência Ecclesia. O novo secretário foi eleito para um mandato de cinco anos, por unanimidade. De 40 anos, Duarte Cunha foi ordenado sacerdote em 1993.