O ex-presidente da Finlândia recebe amanhã, 2 de Outubro, em Paris, o prémio “Félix Houphouet-Boigny para a Paz”. a cerimónia tem lugar na sede da UNESSCO
O ex-presidente da Finlândia recebe amanhã, 2 de Outubro, em Paris, o prémio “Félix Houphouet-Boigny para a Paz”. a cerimónia tem lugar na sede da UNESSCOMartti ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, de 1994 a 2000, e fundador da organização não-governamental Crisis Management Initiative (CMI – Movimento de gestão das crises), é galardoado com o prémio Félix Houphouët-Boigny para a Paz, de 2008. O galardão foi-lhe atribuído pelo seu empenho, durante toda a vida, ao serviço da paz no mundo, explicou Henry Kissinger, membro do júri, Nóbel da Paz e ex-secretário de estado americano.
O ex-presidente finlandês desempenhou diversas missões de paz ao serviço das Nações Unidas. Recordam-se sobretudo as suas missões na Namíbia e nos Balcãs. No âmbito do CMI, Setembro de 2007, promoveu em Helsínquia colóquios entre os sunitas e xiitas do Iraque, para retomar o diálogo entre estas duas facções. Em 2005 facilitou o processo que levou à assinatura do acordo de paz entre o governo da Indonésia e Gerakan aceh Merdeka (Movimento para o aceh Livre). O acordo pôs fim ao conflito nesta província indonésia.
O prémio Félix Houphouët-Boigny foi instituído pela conferência geral da UNESCO. É atribuído a quem tenha contribuído significativamente para a promoção e manutenção da paz. Já receberam este galardão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin e Yasser arafat, entre outros.