Estudo revela que a China foi, em 2007, o país com mais emissões de CO2, dióxido de carbono, para a atmosfera, ultrapassando os Estados Unidos. a Índia prepara-se para arrebatar o terceiro lugar à Rússia
Estudo revela que a China foi, em 2007, o país com mais emissões de CO2, dióxido de carbono, para a atmosfera, ultrapassando os Estados Unidos. a Índia prepara-se para arrebatar o terceiro lugar à RússiaSegundo um estudo científico da Global Carbon Project, os países ricos industrializados emitiam, até 2005, a maior parte do dióxido de carbono. Divulgado a 25 de Setembro, o estudo revela que, actualmente, os países em desenvolvimento são responsáveis por 53 por cento das emissões.
O maior aumento ocorreu nas emissões dos países em desenvolvimento, principalmente na China e na Índia, enquanto nos países desenvolvidos o crescimento tem sido mais lento, refere o estudo. as emissões globais de CO2 atingiram o valor equivalente a cerca de 10 biliões de toneladas de carbono. aqui estão incluídas os 8,5 mil milhões de toneladas devido ao uso de combustíveis fósseis. O restante resulta da destruição das florestas.
Em 2007, as emissões da China chegaram aos 1,8 mil milhões de toneladas de CO2; os Estados Unidos atingiram os 1,59 mil milhões; a Rússia registou 432 milhões de toneladas; e a Índia menos dois milhões. as concentrações de CO2 na atmosfera, em 2007, subiram de 2,2 partes por milhão (ppm) para 383. O aumento em 2006 foi de apenas 1,8 ppm.
O estudo comenta que o actual nível de concentração é o mais elevado desde os últimos 650 mil anos e provavelmente de 20 milhões de anos. Conduzido por oito cientistas com base nas estatísticas de peritos em clima das Nações Unidas e nos seus modelos, o estudo insere-se no quadro de um projecto patrocinado por diversos programas internacionais.