Mais de 100 chefes de estado e governo, com representantes de organizações e da sociedade civil, analisam progressos do programa das Nações Unidas sobre desenvolvimento para 2015
Mais de 100 chefes de estado e governo, com representantes de organizações e da sociedade civil, analisam progressos do programa das Nações Unidas sobre desenvolvimento para 2015Verificar os progressos conseguidos até hoje para alcançar os Objectivos do Milénio, identificar as lacunas e melhorar os esforços para se aproximar da meta fixada para 2015 são os temas discutidos no Palácio de Vidro das Nações Unidas, em Nova Iorque.
a cimeira reuniu mais de uma centena entre chefes de estado e de governo, a que se juntam representantes de organizações não governamentais e da sociedade civil. Segundo um relatório das Nações Unidas (ONU) foram realizados progressos na redução da pobreza extrema. Porém os resultados estão em risco com o aumento dos preços, sobretudo dos alimentos e do petróleo. as populações mais pobres estão mais sujeitas às consequências do arrefecimento mundial da economia, conduzindo a uma diminuição dos recursos. a crise alimentar fará aumentar o número de pessoas famintas no mundo. ao mesmo tempo empurrará milhões de seres humanos para a pobreza.
Convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e pelo presidente da assembleia-geral, Miguel D’Escoto Brockman, a cimeira pretende a acelerar a consecução dos Objectivos do Milénio. Queremos enfrentar os desafios colocados pela crise alimentar e da economia declarou Ban Ki-moon. Devemos concentrar-nos nos objectivos a longo prazo para atingir os Objectivos do Milénio. Recorde-se que a meta fixada pela ONU prevê a redução da pobreza para metade até 2015, assim como outros objectivos. Entre outros, a redução da mortalidade infantil, do analfabetismo e a igualdade dos géneros.