Centralidade da Escritura na tradição hebraica será o tema que o rabino de Haifa, Shear-Yashuv Cohen, abordará no Sínodo dos bispos, sobre a Palavra de Deus, que terá lugar em Roma de 5 a 26 de Outubro
Centralidade da Escritura na tradição hebraica será o tema que o rabino de Haifa, Shear-Yashuv Cohen, abordará no Sínodo dos bispos, sobre a Palavra de Deus, que terá lugar em Roma de 5 a 26 de OutubroShear-Yashuv Cohen é membro da comissão mista Israel-Vaticano e será o primeiro não-cristão a falar num sínodo dos bispos católicos. Foi convidado pelo Papa como delegado fraterno e deverá intervir no segundo dia de trabalhos. Confessou que aceitou o convite com uma ligeira trepidação.
O convite traz com ele uma mensagem de amor, coexistência e paz para as gerações futuras e vejo nele uma espécie de declaração que revela a intenção da Igreja em prosseguir com a política e a doutrina definidas por João XXIII e João Paulo II, afirmou o rabino. apreço profundamente esta declaração, sublinhou.
Numa entrevista em Jerusalém referiu que alguns rabinos pensam que o diálogo inter-religioso seja simplesmente uma maneira de convencer os hebreus a tornarem-se cristãos e por isso opuseram-se à minha intervenção no sínodo. E esclareceu: Há um grupo radical que teme que, uma vez que os cristãos não conseguiram converter-nos à força, procuram fazê-lo com as palavras; falam de beijo mortal dos cristãos.
E comentou: Se têm razão, estou a cometer um erro, mas acredito que não seja esse o caso. Falar no sínodo é para ele uma ocasião para aproximar o dia em que todos os povos se reunirão todos juntos para dar graças a Deus. apesar do passado de violência do mundo cristão este convite, segundo o líder hebraico, pode ser visto como uma declaração de respeito e coexistência com o judaísmo, como irmão mais velho do cristianismo.
as raízes de cristãos e hebreus são as mesmas e hebraísmo, islão e cristianismo são religiões do Livro. Shear-Yashuv Cohen é descendente de 18 gerações que deu rabinos e estudantes de Sagrada Escritura. É capaz de recitar de cór a Torah, ou seja os primeiros cinco livros da Bíblia, desde os oito anos. Por vezes recebe em sua casa, em Jerusalém, grupos católicos que se interrogam sobre as Escrituras.