as memórias de Portugal, a CPLP e a crise financeira foram temas do encontro de Cavaco Silva com o secretário-geral das Nações Unidas
as memórias de Portugal, a CPLP e a crise financeira foram temas do encontro de Cavaco Silva com o secretário-geral das Nações UnidasO Presidente da República portuguesa esteve reunido com Ban Ki-moon, durante 20 minutos. O chefe de Estado falou sobre a presidência portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) , sublinhando o estado dos processos de estabilização democrática dos países africanos de língua portuguesa.
Pediu ainda que as Nações Unidas (ONU) continuem a acompanhar o processo de consolidação das estruturas democráticas em Timor-Leste. O português disse esperar que a crise financeira não prejudique o andamento dos processos relacionados com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Cavaco Silva permanecerá até 25 de Setembro, em Nova Iorque. Do programa destaca-se a participação na abertura da 63. a assembleia geral da ONU. O presidente tem ainda encontros bilaterais com os chefes de Estado do Paraguai, Bósnia, Sérvia e Montenegro e com o primeiro-ministro da austrália.
amanhã, 24 de Setembro, o presidente português intervirá no plenário da assembleia geral da ONU e visitará as Missões Permanentes da Estónia e de Portugal nas Nações Unidas. No último dia da visita, fará uma intervenção na mesa-redonda Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio , na sede das Nações Unidas.