Governo das Filipinas confirmou que um navio carvoeiro grego com 17 tripulantes filipinos a bordo foi sequestrado no domingo, 21 de Setembro, ao largo da Somália
Governo das Filipinas confirmou que um navio carvoeiro grego com 17 tripulantes filipinos a bordo foi sequestrado no domingo, 21 de Setembro, ao largo da SomáliaUm comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros das Filipinas indica que não há notícias sobre o estado dos sequestrados. Entre os tripulantes estava um chinês e outro ucraniano. Os piratas armados de lança-granadas atacaram o navio Captain Stephanos, com bandeira de conveniência das Bahamas. a nave dirigia-se para a Ásia e transportava um carregamento de carvão.
Segundo as autoridades filipinas, dos 200 marinheiros que continuam sequestrados por piratas e que viajavam a bordo de uma dúzia de navios capturados nas águas das costas da Somália, 96 são filipinos. Na semana passada fora apresado um navio grego, em águas territoriais da Somália, tripulado por 25 filipinos. a nave transportava sal para o Quénia.
Desde 20 de Julho já foram sequestrados 14 navios nas águas do Corno de África. Desde o início do ano, o número de apresamentos subiu para 55. O Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou, em Junho, os navios de guerra estrangeiros a perseguir durante seis meses as embarcações piratas, desde que obtenham consentimento do governo da Somália.
a Somália é país muito pobre do Corno de África. Desde que o ditador Siad Barre foi derrubado em 1991, deixou de ter um governo central. Vive em estado de anarquia e é governada por diferentes clãs que lutam entre si.