a taxa de morte de crianças com menos de cinco anos não pára de cair desde 1990. Mas mais deve ser feito
a taxa de morte de crianças com menos de cinco anos não pára de cair desde 1990. Mas mais deve ser feito
as taxas globais de mortalidade infantil continuam a cair, pelo que a Unicef quer acelerar os esforços para salvar as vidas dos mais jovens, quando novos números indicam que a taxa de mortalidade de crianças com menos de cinco anos continua um declínio de longo prazo em todo o mundo.
Esta taxa de mortalidade caiu em cerca de 27 por cento desde 1990, de acordo com as estatísticas publicadas pela Unicef. No ano passado houve 68 mortes para cada mil nados vivos, comparadas com as 93 mortes que se registavam há quase duas décadas.
Bangladesh, Bolívia, Laos e Nepal fizeram avanços particularmente impressionantes, ao reduzirem para mais de metade as suas taxas de mortalidade desde 1990. Isso também garante que estão no bom caminho para atingir o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM), onde os países se comprometem a uma redução de dois terços da mortalidade infantil em 2015.
Em África, o continente com as piores taxas, a Eritreia, a Etiópia, o Malawi, Moçambique e o Níger têm reduzido as suas taxas de mortalidade. Mas, como advertiu a directora executivo da Unicef, ann M. Veneman, muito mais precisa ser feito, apesar dos progressos verificados.