Padre Frederico Lombardi destaca viagem “muito positiva” a França
Padre Frederico Lombardi destaca viagem “muito positiva” a FrançaOs ecos, muito positivos, que se notaram na França e em todas as partes, confirmam que a viagem alcançou plenamente os seus objectivos, afirma o porta-voz da Santa Sé. O director da Sala de informação destaca o clima de serenidade, construtivo, de capacidade de diálogo para colaborar, das distintas instituições – Estado e Igreja – e contribuir para o bem comum dos cidadãos.
Quanto à laicidade em França, o sacerdote apontou que a visita começou sob este signo, no Eliseu. Dos vários momentos da viagem, Frederico Lombardi destacou o discurso do Papa ao mundo da cultura, no Colégio dos Bernardinos. Uma conferência que não é um discurso de slogan, mas um discurso de conteúdos ricos, e preciso.
Um apontamento para lembrar ainda o encontro do Papa com os bispos franceses, sobre os problemas da Igreja na sociedade francesa: a falta de vocações e de sacerdotes, os problemas da família, do diálogo ecuménico e inter-religioso, os problemas do diálogo com a sociedade. Bento XVI fê-lo com grande serenidade e com atitude construtiva bem como deu uma injecção de confiança, já que quando se volta às fontes da espiritualidade cristã, da fé, pode-se enfrentar as situações difíceis, acrescenta Lombardi.