Mensagem de Lurdes é proposta de «humanidade nova», afirmou o Papa. Maria revela «atitude de liberdade plena, fundada sobre o respeito da sua dignidade». a oração dos fiéis foi proclamada em português
Mensagem de Lurdes é proposta de «humanidade nova», afirmou o Papa. Maria revela «atitude de liberdade plena, fundada sobre o respeito da sua dignidade». a oração dos fiéis foi proclamada em portuguêsÀ volta de 200 mil peregrinos tomaram parte nas celebrações presididas por Bento XVI em frente da gruta de Massabielle, em Lurdes, no 150º aniversário das aparições da Virgem a Bernardette. Um grupo de jovens levantara a cruz da Jornada Mundial da Juventude, no local onde o Papa celebrou a Eucaristia.
O Papa convidou a Igreja de França a um novo espírito missionário, seguindo as pegadas dos grandes evangelizadores do vosso país. Dirigindo-se aos jovens, exortou-os a não terem medo de dizer sim aos chamamentos do Senhor, tanto no matrimónio como no sacerdócio. Lembrou-lhes toda a felicidade que existe no colocar totalmente a própria vida ao serviço de Deus e dos homens.
Diversas partes da celebração foram proclamadas nas línguas mais usadas em Lurdes: francês, italiano, espanhol, inglês, alemão e holandês. O credo foi recitado em latim e a oração dos fiéis foi rezada em francês, português, tamil, árabe, moré – língua do Brukina Faso – polaco e chinês. Depois do almoço, o Papa encontra-se com os bispos franceses, encerrando as actividades com a procissão eucarística.