Segurança alimentar e papel da diáspora africana no desenvolvimento de África estão em discussão no Parlamento Europeu até 12 de Setembro
Segurança alimentar e papel da diáspora africana no desenvolvimento de África estão em discussão no Parlamento Europeu até 12 de Setembroabriu ontem a Semana africana, no âmbito das iniciativas para o ano Europeu de diálogo intercultural, promovida pelo Parlamento Europeu. Durante cinco dias as ruas de Bruxelas e do Parlamento Europeu mostrarão as cores de África para ilustrar a cultura diferente do continente.
É uma oportunidade para discutir as temáticas do desenvolvimento e da cooperação com a União Europeia, Esta semana é uma ocasião para múltiplos intercâmbios a nível cultural, mas também político, explicou o representante da União africana em Bruxelas, Mahamat annadif. O presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering, dirigiu uma mensagem aos participantes, afirmando que o diálogo intercultural implica um intercâmbio de ideias, a escuta do outro e, se possível, uma acção comum.
Parlamentares, embaixadores, artistas, representantes da sociedade civil e da diáspora africana na Europa celebrarão a cultura africana. Realizam-se exposições de arte, projecção de filmes, concertos e menus africanos nos restaurantes do parlamento.
Há numerosas questões que dizem respeito às relações políticas entre os dois continentes, tais como segurança dos recursos alimentares, globalização, aumento dos preços dos produtos alimentares, direitos humanos e instrução. Estão na ordem do dia reuniões de diversas comissões e delegações europarlamentares.