Conferência ministerial da União Europeia aberta à sociedade civil está a decorrer em Paris, 8 e 9 de Setembro, sobre o tema «Construir uma Europa do asilo»
Conferência ministerial da União Europeia aberta à sociedade civil está a decorrer em Paris, 8 e 9 de Setembro, sobre o tema «Construir uma Europa do asilo»Promovido pelo Conselho Europeu, o encontro tem como objectivo pôr para o arranque da segunda fase do regime comum europeu de asilo. Os trabalhos vão na linha do Programa definido em Haia em 2004 e no contexto do projecto do pacto europeu sobre imigração e asilo. Tem ainda em conta o plano apresentado pela comissão em 17 de Junho de 2008.
Estão previstas na agenda as intervenções de vários ministros e peritos na matéria, seguidos de três mesas redondas. Nelas participarão representantes dos estados membros e de organizações não-governamentais internacionais.
Entre os principais temas de discussão estão a cooperação prática em matéria de asilo, o tratamento dos pedidos de asilo de fora da União Europeia e o desenvolvimento da cooperação com países terceiros. O próximo regime europeu comum de asilo também está na agenda. O programa encerra com uma reunião dos ministros da União Europeia que têm este pelouro a seu cargo.