Representantes das Igrejas cristãs e organizações religiosas julgam o documento conclusivo da 3º cimeira de acra, sobre a eficácia da ajuda aos países menos desenvolvidos em África
Representantes das Igrejas cristãs e organizações religiosas julgam o documento conclusivo da 3º cimeira de acra, sobre a eficácia da ajuda aos países menos desenvolvidos em África a cimeira de acra, no Gana, terminou a 4 de Setembro com um documento final, chamado Declaração de acra . as intenções são prometedoras. Neste documento lê-se: Resta ver se ela [a declaração] será apoiada por acções concretas que garantam ajudas e verdadeiros benefícios aos pobres, referem os representantes das Igrejas cristãs e organizações religiosas.
Os países dadores de ajuda devem respeitar as prioridades dos países que recebem os auxílios, investindo em seus recursos humanos e instituições, lê-se no documento. as ajudas devem chegar ao destino e serem utilizadas. Os países que já percorreram um caminho de desenvolvimento estão a passar de receptores a doadores, estabelecendo uma necessária cooperação entre países do sul do mundo.
É desejável uma maior participação das organizações da sociedade civil. Entre elas existem organizações ligadas à Igreja católica e a outras comunidades cristãs. O representante da Caritas Internacional, René Grotenhuis, afirma que as Igrejas demonstraram que têm um grande papel na sociedade para solicitar maior responsabilização. Implantadas nas sociedades locais, as comunidades cristãs exigem que os governos [sejam] responsáveis em garantir que a população beneficie dos recursos nacionais e da ajuda internacional para o desenvolvimento.
O bispo Mvume Dandala, secretário-geral das Igrejas de África, afirmou que as Igrejas estão em busca de justiça e de desenvolvimento, não de uma má caridade. as Igrejas exigem empenhos claros e melhores soluções quando vierem impostas condições para a concessão dos auxílios. a cimeira obteve resultados positivos, não obstante as desilusões. abriram-se novas oportunidades de construir um futuro melhor.