Há 137 milhões de crianças e jovens analfabetos; um em cada cinco adultos não tem instrução de base. a 8 de Setembro celebra-se a jornada mundial de alfabetização, instituí­da pela UNESCO em 1967
Há 137 milhões de crianças e jovens analfabetos; um em cada cinco adultos não tem instrução de base. a 8 de Setembro celebra-se a jornada mundial de alfabetização, instituí­da pela UNESCO em 1967Os últimos dados estatísticos apontam para 774 milhões de adultos que não têm instrução de base. Dois terços dos analfabetos são mulheres. Dos 137 milhões de crianças e jovens analfabetos, 61 por cento são meninas; 72 milhões nunca foram à escola e muitos outros frequentam-na irregularmente ou abandonaram-na.
Os analfabetos estão fortemente em desvantagem no progresso cultural, nas suas relações diárias, na sua inserção nos diversos ambientes de vida e nas suas possibilidades de trabalho, escreveu João Paulo II. É um handicap para toda a sociedade dos países em vias de desenvolvimento, quando o analfabetismo é a sina de uma grande percentagem da população.
Em África, 133 milhões de jovens em idade escolar são analfabetos. Investir na sua instrução e formação é uma escolha obrigatória para obter resultados concretos no desenvolvimento económico, político e social do continente. Nos países asiáticos muitas crianças abandonam a escola antes do tempo. Um dos mais graves problemas deste continente é o trabalho infantil, que representa uma fonte de entradas para as famílias, muitas vezes a única. Em muitos países a instrução não é gratuita e as despesas escolares são incomportáveis para o orçamento familiar.