a cinco anos da morte do primeiro arcebispo de Nairobi, Jhon Njue, cardeal-arcebispo, presidiu a uma celebração comemorativa na capela do “Ressurrection Garden” da capital queniana
a cinco anos da morte do primeiro arcebispo de Nairobi, Jhon Njue, cardeal-arcebispo, presidiu a uma celebração comemorativa na capela do “Ressurrection Garden” da capital queniana a arquidiocese de Nairobi nunca pediu ao Vaticano que autorizasse a antecipação do processo de beatificação do cardeal Otunga, primeiro arcebispo de Nairobi, apesar das vozes em contrário. Nenhum pedido foi apresentado nos últimos cinco anos para antecipar a beatificação, esclareceu John Njue, arcebispo de Nairobi. a diocese esperou pelo cumprimento do prazo de cinco nos depois da morte exigido pela lei.
O cardeal de Nairobi esclareceu também que, apesar de circularem rumores de que o Vaticano teria rejeitado o pedido de iniciar mais cedo o processo de beatificação, tal pedido nunca lhe foi apresentado, como é exigido. Esclareceu: Fomos avisados pelo Vaticano para aguardar o prazo de cinco anos e aceitamos reverentemente. Uma causa de beatificação só pode ser aberta com um prazo inferior a cinco anos da morte do candidato, se tiver autorização do Vaticano. Foi o que aconteceu com Madre Teresa de Calcutá e com João Paulo II.
O cardeal de Nairobi celebrou a missa do quinto aniversário da morte de Otunga na capela do Resurrection Garden, em Nairobi, um centro de espiritualidade, construído pelos Missionários da Consolata. Quando receber o pedido para abrir a causa de beatificação de Otunga, irá nomear um postulador, esclareceu o arcebispo John Njue. Terá o encargo de compilar um dossier sobre a vida de Otunga, para ser apresentado ao Vaticano. É um processo longo que requer muitos recursos e que por vezes leva anos.
O cardeal John Njue descreveu o seu antecessor como um grande homem e pastor, defensor da dignidade da vida humana e um humilde mas firme advogado da justiça. a vida de Otunga testemunha que somos chamados à santidade; é a nossa fundamental vocação. O melhor tributo que os cristãos podem oferecer ao cardeal Otunga é imitar os valores pelos quais ele lutou, disse John Njue.