Os esforços ainda são insuficientes para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Tem de haver mais vontade Política para alcançar metas estabelecidas
Os esforços ainda são insuficientes para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Tem de haver mais vontade Política para alcançar metas estabelecidasMais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável, afirmou esta segunda-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, ao apelar a um maior esforço para se alcançar as metas estabelecidas pelos líderes mundiais em 2000 para a água e o saneamento, no âmbito das medidas anti-pobreza, conhecidas como Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em que os países se comprometeram a reduzir para metade o número de pessoas sem acesso a água potável até 2015.
O contexto do apelo não podia ser o mais indicado: de visita à Exposição Internacional sobre a Água e Desenvolvimento Sustentável, que decorre na cidade espanhola de Saragoça, Ki-moon insistiu: Têm havido progressos para se concretizarem os objectivos para a água e o saneamento, mas não os suficientes.
O secretário-geral das Nações Unidas notou que, desde 1990, cerca de 1,2 mil milhões de pessoas têm tido acesso a fontes de água potável mais seguras. No entanto, com o rápido crescimento populacional e a pobreza persistente nas regiões do mundo em desenvolvimento, o número de pessoas sem acesso desceu apenas uns dez por cento.
Daí os números também persistentes, como assinalou Ki-moon: Existem ainda mais de mil milhões de pessoas sem acesso a água potável segura e dois e meio milhões sem acesso a saneamento básico.
a Expo 2008, que decorre até 14 de Setembro, espera receber 6,5 milhões de visitantes de todo o mundo.