acusada de ter «perturbado a ordem pública», Wang Guilan foi condenada por ter falado com jornalistas. Pequim prometera plena liberdade de imprensa aos jornalistas estrangeiros durante os jogos olímpicos
acusada de ter «perturbado a ordem pública», Wang Guilan foi condenada por ter falado com jornalistas. Pequim prometera plena liberdade de imprensa aos jornalistas estrangeiros durante os jogos olímpicosWang Guilan, activista dos direitos humanos, foi condenada a 15 meses de reeducação através do trabalho. É acusada de ter perturbado a ordem pública. a mulher foi presa em 29 de Julho por ter dado uma entrevista a um jornalista estrangeiro, dias antes do início das Olimpíadas. Foi condenada a 29 de agosto.
a China prometera permitir o trabalho dos jornalistas estrangeiros de 1 de Janeiro até ao fim das Olimpíadas. Estes poderiam deslocar-se e entrevistar quem desejassem. a associação de imprensa estrangeira registou mais de 300 casos de violência contra jornalistas estrangeiros.
Entretanto segundo a China aid association, foi libertado em Henan, o pastor protestante Zhang Mingxuan (chamado Bike) e a sua esposa. ambos tinham sido presos a 6 de agosto e obrigados a residir longe de Pequim. Pretendeu-se evitar que o pastor, muito conhecido pela imprensa americana, fosse entrevistado pelos jornalistas estrangeiros. agora estão proibidos de regressar a Pequim, até ao fim dos jogos paraolímpicos, de 6 a 17 de Setembro.