Fiéis do Islão dão início ao mês sagrado do Ramadão no mundo inteiro. O começo coincide com o domingo, segunda ou terça-feira, conforme os países num cenário de aumento inquietante dos preços alimentares
Fiéis do Islão dão início ao mês sagrado do Ramadão no mundo inteiro. O começo coincide com o domingo, segunda ou terça-feira, conforme os países num cenário de aumento inquietante dos preços alimentaresO primeiro dia do mês do jejum sagrado muçulmano coincide, tradicionalmente com a observação, a olho nu, da lua nova. Este método explica as divergências que se verificam todos os anos nos diferentes países muçulmanos. Na Líbia, por exemplo, o Ramadão começou no domingo, segundo indicação do Centro Líbio de estudos astronómicos.
Na argélia, as autoridades fizeram saber, nas vésperas do início do Ramadão, que os produtos alimentares estarão disponíveis no mercado, em abundância, e lançaram um sério aviso aos especuladores contra a subida de preços. Estes serão controlados durante todo o mês do jejum.
Segundo a comunicação social, os preços dos produtos de base já subiram. O tomate, indispensável na preparação da chorba, a sopa que é o prato principal servido durante o Ramadão, quadruplicou em duas semanas, ao passo que a carne de aves subiu 50 por cento.
Na arábia Saudita, o Ramadão começa hoje, 1 de Setembro, anunciaram sábado passado as autoridades sauditas. É neste país que se situam os dois primeiros lugares santos do Islão. a mesma data foi anunciada para os Emiratos Árabes e Iémen.
O Ramadão é um dos cinco pilares do Islamismo. a estes juntam-se a profissão de fé, a oração, a esmola e a peregrinação aos lugares santos da arábia, pelo menos uma vez na vida. Durante o mês sagrado do Ramadão, os crentes devem abster-se de beber, comer, fumar e de relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol.