São “vítimas de medidas discriminatórias nalguns países”, afirma um responsável do Vaticano. “Basta pensar nas polémicas suscitadas ultimamente por leis desfavoráveis às populações ciganas”
São “vítimas de medidas discriminatórias nalguns países”, afirma um responsável do Vaticano. “Basta pensar nas polémicas suscitadas ultimamente por leis desfavoráveis às populações ciganas”Embora cidadãos dos estados membros [da União Europeia] e possuidores de documentos válidos, [os ciganos] não podem usufruir dos mesmos direitos dos comuns cidadãos, afirmou o secretário do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes, o bispo agostino Marchetto. Nas vésperas do VI Congresso Mundial da Pastoral dos Ciganos, que terá início hoje, 1 de Setembro, em Freising, alemanha, o prelado deu uma entrevista à Rádio Vaticana, reflectindo sobre o tema do Congresso: Jovens ciganos na Igreja e na sociedade.
Falou sobre a situação do povo nómada: Dos relatórios que nos chegam das Igrejas locais constatamos que, um pouco por todo o lado, os ciganos são vítimas de discriminação, desigualdade, assim como de racismo e xenofobia, referiu o bispo. E explica: Nalguns países as crianças ciganas são obrigadas a frequentar escolas especiais destinadas a crianças portadoras de deficiências físicas ou mentais. agostino Marchetto disse mais: Não são raras as mulheres que são submetidas a esterilização forçada.
Falando dos jovens, tema central do Congresso, o prelado sublinhou: a generalizada falta de confiança faz que aos jovens, embora bem preparados profissionalmente, não lhes seja concedido o ingresso no mercado do trabalho como aos outros. E acrescentou: Em geral, são mais submetidos a situações de desvantagem relativamente aos seus coetâneos não ciganos. Para o secretário do Conselho Pontifício se não houver respeito pela cultura das populações ciganas, será difícil chegar a uma real integração e, portanto, a um aceitável grau de segurança social.
Participam no Congresso mais de 150 representantes de 25 países em que existem estruturas de pastoral cigana. Vivem no mundo cerca de 36 milhões de ciganos dispersos pela Europa, américas e em alguns países da Ásia. Na Índia, terra originária desta população, viverão 18 milhões. No continente europeu serão entre nove a 12 milhões.