UNICEF socorre crianças e mulheres deslocadas da Geórgia. Depois de experiências traumáticas, as circunstâncias em que vivem são péssimas, com falta de condições higiénicas e alimento
UNICEF socorre crianças e mulheres deslocadas da Geórgia. Depois de experiências traumáticas, as circunstâncias em que vivem são péssimas, com falta de condições higiénicas e alimentoEstamos a trabalhar com o governo para satisfazer as necessidades mais urgentes de mulheres e crianças, explica o director regional da UNICEF para a Europa central e oriental, Maria Calivis, em visita à Geórgia. a organização garante ajudas, inclusive intervenções psicossociais junto das crianças e das suas mães que viveram experiências traumatizantes.
Na sua estada de dois dias na Geórgia para dar-se conta da situação, Maria Calivis encontrou crianças recém-nascidas e suas famílias necessitadas dos meios mais elementares para a higiene e alimentação. a responsável da UNICEF visitou uma escola de crianças invisuais que, como tantas outras em Tiblizi, está a ser utilizada como centro de acolhimento temporário para famílias deslocadas. O edifício acolhe mais de centena e meia de pessoas, das quais 50 crianças, a maior parte delas recém-nascidos.
Certamente não é o melhor ambiente em que deveriam viver mulheres e crianças, explicou Maria Calivis. as condições são péssimas. as crianças choram continuamente de noite e perguntam quando poderão regressar a casa. E acrescenta: Oferecer às crianças e aos pais a esperança de regressar à escola e a casa dá um sentido de normalidade e de esperança para o futuro.
a UNICEF está empenhada em apoiar o governo a garantir o regresso das crianças à escola até meados de Setembro. Para fazer face a esta emergência humanitária lançou uma recolha de fundos de 4,6 milhões de euros.