as Nações Unidas apelaram ao governo do Nepal para que desmobilizem milhares de crianças-soldado que ainda estão à espera da concretização da promessa de paz
as Nações Unidas apelaram ao governo do Nepal para que desmobilizem milhares de crianças-soldado que ainda estão à espera da concretização da promessa de pazTrês mil crianças foram desarmadas, acantonadas e colocadas sob o controlo das nações Unidas, no âmbito do acordo de paz assinado em Novembro de 2006. Nessa altura foram desmobilizados 19. 000 antigos combatentes maoístas.
agora, as agências das Nações Unidas devem poder assegurar que essas crianças se restabelecem e se reintegram, afirmou Radhika Coumarasuamy, representante especial da ONU para as crianças e os conflitos armados, citada pela Lusa.
Depois de negarem a existência de crianças-soldado durante muito tempo, os maoístas e o respectivo chefe Prachanda, eleito primeiro-ministro a 15 de agosto, reconheceram, há poucos dias, haver 2. 973 antigos combatentes com menos de 18 anos, em 2006.