Bento XVI expressa preocupação com o aumento da tensão a nível internacional, numa clara referência à situação na Ossétia do Sul
Bento XVI expressa preocupação com o aumento da tensão a nível internacional, numa clara referência à situação na Ossétia do SulOs recentes acontecimentos enfraqueceram em muitos a confiança de que semelhantes experiências pertencessem definitivamente ao passado. Mas é não podemos ceder ao pessimismo! É preciso, sobretudo, empenharmo-nos activamente para que seja afastada a tentação de enfrentar novas situações com velhos sistemas. a violência deve ser repudiada. as palavras são do Papa durante o ângelus deste domingo, a partir de Castel Gandolfo.
Numa referência ao conflito no Cáucaso, o Santo padre alertou novamente para o retorno de teorias nacionalistas, que já provocaram consequências tão trágicas no passado. É preciso aprofundar a consciência de que temos em comum um só destino, e em última instância é um destino transcendente para evitar o regresso a contraposições nacionalistas que tantas consequências trágicas produziram noutras épocas históricas, afirmou.
O Pontífice deixou pistas para uma solução pacífica: a força moral do direito, as negociações equitativas e transparentes para dirimir as controvérsias, a começar pelas que estão ligadas à relação entre a integridade territorial e a auto-determinação dos povos, a fidelidade à palavra dada, a busca do bem comum. Eis alguns dos principais caminhos a percorrer, com tenacidade e criatividade.
Uma última palavra para lembrar as vítimas do acidente aéreo de Espanha, com um avião da Spanair. Bento XVI disse que continua a rezar pelo eterno repouso das vítimas e pelos feridos.