O país está a evoluir em campos fundamentais dos direitos humanos. Mas há avisos para situações que são importantes desafios para as instituições
O país está a evoluir em campos fundamentais dos direitos humanos. Mas há avisos para situações que são importantes desafios para as instituiçõesTimor-Leste está a fazer progressos em domínios fundamentais dos direitos humanos, incluindo a adesão aos princípios do Estado de direito, ao reforço do sistema judicial e a abordar as violações do passado, mas tem de fazer mais para consolidar esses ganhos, informaram esta quinta-feira as Nações Unidas.
No seguimento de recentes relatórios e comentários – noticiados por Fátima Missionária – à situação do mais recente país do mundo, que as Nações Unidas seguem com particular empenho, a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) divulgou em Díli um novo relatório, no qual observa que os ataques de 11 de Fevereiro contra o Presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão constituíram um importante desafio para a segurança do território.
as autoridades nacionais responderam a estes desafios de uma forma que indica aumento da estabilidade institucional e o respeito pelo Estado de direito, afirmou a UNMIT em comunicado. a cooperação entre as forças militares e policiais, assim como os bem sucedidos esforços para capturar aqueles que estiveram envolvidos nos atentados sem ter de recorrer ao uso da força, foi uma evolução positiva.
O alerta no entanto está lá, pela mão da UNMIT: permanecem importantes desafios, segundo o relatório, que abrange o período compreendido entre Setembro de 2007 e Junho de 2008. O notável aumento do número de casos de maus-tratos por membros das forças de segurança relatados durante o estado de excepção é de particular preocupação, remata a Missão.