a China não está a respeitar a «trégua olí­mpica», diz o Dalai Lama a vários parlamentares franceses que, com ele se reuniram
a China não está a respeitar a «trégua olí­mpica», diz o Dalai Lama a vários parlamentares franceses que, com ele se reuniramEnquanto decorrerem os Jogos, a opressão do povo tibetano e a repressão continuarão, afirmou o líder espiritual dos monges tibetanos, quando questionado sobre se, durante a chamada trégua olímpica, a China tinha suspendido a opressão e as prisões.
Numa reunião à porta fechada com três dezenas de deputados franceses e senadores, ele disse haver o risco de, imediatamente depois dos Jogos, 1 milhão de chineses (da etnia han) se radiquem no Tibete para diluir ainda mais a população tibetana, afirmou Jean-Louis Bianco, um dos deputados, citado pela Reuters.
antes, em entrevista à imprensa, o líder espiritual do budismo tibetano afirmou que a comunidade internacional tem a responsabilidade de conduzir a China à democracia. a China tem grande interesse em fazer parte da comunidade internacional. a comunidade internacional tem a responsabilidade de levar a China à tendência geral da democracia mundial, adianta a aFP.
O Dalai Lama encontra-se de visita à França, para uma visita planeada há mais de dois anos. Em plenos Jogos Olímpicos de Pequim, não figura da agenda do líder espiritual um encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy, que decidiu não receber oficialmente o chefe espiritual tibetano para não melindrar as relações sino-francesas.