a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) felicitou o governo moçambicano pelas “opções positivas” no combate à pobreza
a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) felicitou o governo moçambicano pelas “opções positivas” no combate à pobrezaHá numerosos sinais de esperança, expressos por realizações, acções e atitudes que, pacificamente, promovem a vida, como consequência de opções positivas tomadas pelos responsáveis da decisão e da gestão da coisa pública em Moçambique, dizem os bispos católicos daquele país. Destaca-se o o espírito de diálogo que conduz à paz, ao fim da guerra e ao compromisso da manutenção da paz .
a CEM, em comunicado, refere um conjunto de melhorias que se verificaram no país, nomeadamente vias de comunicação; multiplicação das infra-estruturas sociais, em particular a ampliação da rede escolar. E também é apreciável a expansão da rede sanitária, umas vezes por iniciativa do Estado, outras com apoio de parceiros diversos internacionais e estrangeiros, alguns destes da Igreja católica , apontam os bispos, citados pela Lusa.
Os prelados defendem que os parceiros (internacionais) não podem substituir-se aos nacionais na construção do bem comum em Moçambique. E reconhecem o esforço feito na promoção da auto-estima nacional, como uma importante condição para que os moçambicanos assumam a consciência de que eles são os primeiros agentes do seu desenvolvimento e responsáveis pelo seu destino .