Em 1994, a assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 9 de agosto como o Dia internacional dos povos indígenas
Em 1994, a assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 9 de agosto como o Dia internacional dos povos indígenasO arcebispo da diocese de Porto Velho, no Brasil, Moacyr Grechi, considera que não houve avanços na situação dos indígenas no país, apesar de o presidente Lula da Silva ter reconhecido a terra indígena em Roraima, em 2005. Parece que não houve progresso e há mesmo quem fale em retrocessos na situação indígena , afirmou o prelado à Rádio Vaticano.
a data, 9 de agosto, recorda os difíceis desafios que enfrentam mais de 370 milhões de pessoas, espalhadas por 70 países. Ganha mais actualidadeno Brasil, onde as terras dos povos da Raposa Serra do Sol, ainda continuam ocupadas por latifundiários.
Lembrar o Dia internacional dos povos indígenas lembra a pobreza e discriminação de que são vítimas muitas populações indígenas, como a violação dos direitos humanos. Esta é a a primeira vez que a data é assinalada, depois da adopção da Declaração sobre os direitos dos povos indígenas, aprovada em 2007.