Quatro projectos educativos de alfabetização do Brasil, Etiópia, África do Sul e Zâmbia foram premiados pela UNESCO. Outros dois programas, de Marrocos e do Reino Unido, obtiveram menções honrosas
Quatro projectos educativos de alfabetização do Brasil, Etiópia, África do Sul e Zâmbia foram premiados pela UNESCO. Outros dois programas, de Marrocos e do Reino Unido, obtiveram menções honrosasO júri internacional, que atribuiu os prémios e menções, saudou em particular o prémio brasileiro pela sua eficaz promoção da alfabetização como condição prévia para partilhar uma educação sobre a saúde e prevenir as doenças. Salientou, igualmente, a excelente cooperação estabelecida entre os organismos municipais desta cidade brasileira encarregados da saúde e da educação.
a Câmara Municipal de Curitiba (Brasil) ganhou o Prémio UNESCO de alfabetização associação Internacional de Leitura, no valor de 20 mil dólares, pelo projecto alfabetizando com saúde. O galardão foi criado em 1979 por iniciativa da organização que lhe deu o seu nome, precisou a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O Prémio UNESCO de alfabetização Rei Sejong, criado em 1989, no valor de 20 mil dólares, foi para o programa Reflectir e HIV/SIDa, do Foro de acção das Pessoas, da Zâmbia. Premeia, em especial, o esforço de alfabetização das mulheres. O programa considera que elas desempenham um papel importante na prevenção e tratamento das doenças em geral, e mais concretamente do HIV/SIDa.
a organização não governamental Operação Desenvolvimento, da África do Sul, conquistou um dos prémios UNESCO-Confúcio de alfabetização pelo seu programa Kwanibela. Galardoa o trabalho empreendido há 40 anos para promover alterações na sociedade. É especialmente vocacionado para as mulheres das comarcas rurais, com informação sobre o HIV/SIDa, a nutrição das famílias e como gerar rendimentos para o lar.
O outro Prémio UNESCO-Confúcio de alfabetização recaiu na associação para a Educação Não-formal e de adultos da Etiópia, pelo seu programa Mais Instrução. Este oferece às mulheres rurais uma educação que vai mais além do mero ensino da leitura e da escrita. Os prémios UNESCO-Confúcio foram criados em 2005 e o governo da República Popular de China dota-os com um prémio de 20 mil dólares.
Os prémios internacionais de alfabetização são concedidos todos os anos e são subordinados a um trema. O tema para 2008 foi alfabetização e Saúde, centrado na prevenção de epidemias e doenças transmissíveis como a sida, a tuberculose e o paludismo. a cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar a 8 de Setembro de 2008, por ocasião do Dia Internacional de alfabetização.