Governo chinês anuncia medidas de última hora para combater poluição que ameaça a capital chinesa a poucos dias da abertura dos Jogos olímpicos
Governo chinês anuncia medidas de última hora para combater poluição que ameaça a capital chinesa a poucos dias da abertura dos Jogos olímpicosFechar mais fábricas, reduzir ainda o número de viaturas na capital e nas cidades vizinhas e interromper os trabalhos em todos os locais de construção, são as medidas que o Ministério de Protecção ambiental, anunciou num comunicado através da Internet. Perante condições climáticas extremamente desfavoráveis, existem medidas de emergência, refere o comunicado.
O vento e a chuva trouxeram melhorias significativas na qualidade do ar no início da semana. Mas Pequim voltou a acordar hoje, 31 de Julho, a pouco mais de uma semana do arranque dos Jogos Olímpicos, com uma densa camada de nevoeiro. as autoridades querem uma cerimónia de abertura sem chuva e sem nevoeiro.
Para isso avança o plano de emergência: encerramento de mais 222 fábricas, se as más condições atmosféricas se mantiverem, proibição da circulação de automóveis cujo último dígito da matrícula coincide com o último algarismo da data. Todas as actividades de construção vão ser interrompidas, acrescenta o comunicado.
Pequim tomou medidas enérgicas para reduzir a poluição devido à pressão do Comité Olímpico Internacional e às fortes críticas de atletas e grupos ambientalistas. a medida anti-poluição mais drástica foi a recente imposição da circulação alternada de matrículas par e ímpar. Um dos 3,3 milhões de viaturas que circulam todos os dias em Pequim saiu das ruas. a 20 de Julho, 100 das empresas mais poluentes e vários locais de construção civil foram também encerrados. as novas medidas de emergência serão implementadas quando os meteorologistas constatarem, com 48 horas de antecedência, que as condições atmosféricas vão estagnar.
Provas como a maratona poderão ser adiadas ou canceladas se os níveis de poluição se mantivessem elevados, avisou a organização dos Jogos Olímpicos. O clima pode complicar os planos de Pequim. No Verão é comum um fenómeno conhecido como inversão, que coloca sobre a capital chinesa um capacete de poluição, devido à falta de vento. Pequim e as zonas circundantes apresentam os piores níveis de dióxido de nitrogénio do Mundo, segundo imagens de satélite da agência Espacial Europeia, em 2005.