São já 14 milhões os que precisam de ajuda de emergência. E se nada for feito muitos mais poderão estar em risco
São já 14 milhões os que precisam de ajuda de emergência. E se nada for feito muitos mais poderão estar em riscoOs apelos das Nações Unidas sucedem-se diariamente e apontam a diferentes alvos, em diversos cantos do mundo, num estado permanente de atenção para atacar os problemas que surgem. Depois de um apelo pela Birmânia, a ONU lançou esta sexta-feira um pedido urgente para a região do Corno de África, onde a seca combinada com a rápida subida dos preços dos combustíveis e dos alimentos, está a provocar uma grave crise humanitária.
Grandes áreas do Corno de África, incluindo Etiópia, Somália, Eritreia, Djibuti, Uganda e Quénia, estão a deslizar rapidamente para a necessidade de uma ajuda de emergência humanitária. Nós acreditamos que existem uns 14 milhões de pessoas que já necessitam urgentemente de alimentos da ajuda humanitária e de outras intervenções, nos próximos meses, descreveu o subsecretário-geral para os assuntos Humanitários, John Holmes.
Holmes disse que a sistemática falta de chuva aliada ao acentuado aumento dos combustíveis e dos preços dos alimentos está a minar a produção agrícola local e a colocar em risco a subsistência de milhões de pessoas que, segundo ele, já estavam a viver nas margens da sobrevivência.