O LR a mantem nas suas fileiras mulheres e menores, apesar de já não estar a raptar crianças no país. Mas estará a fazê-lo nos países fronteiriços
O LR a mantem nas suas fileiras mulheres e menores, apesar de já não estar a raptar crianças no país. Mas estará a fazê-lo nos países fronteiriçosO Exército de Resistência do Senhor (LRa, na sigla inglesa) já não estará a recrutar mais crianças no norte do Uganda, mas ainda há mulheres e menores que permanecem nas suas fileiras e suspeita-se que este grupo rebelde estará a alistar jovens de países vizinhos, de acordo com um relatório das Nações Unidas agora divulgado.
O LRa, que tem conduzido uma guerra civil contra o Governo do Uganda desde meados da década de 1980, tornou-se notório durante o conflito por raptar umas 25 mil crianças e usá-las como combatentes. as crianças foram muitas vezes sujeitas a violência extrema, pouco depois do seu rapto. Muitas meninas eram atribuídas aos militantes do movimento, numa forma institucionalizada de violação.
Não se registaram quaisquer casos recentes de recrutamento e utilização de crianças ugandesas ou outras graves violações contra crianças atribuíveis ao LRa, pelo menos em território ugandês, escreve agora o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon num novo relatório dirigido ao Conselho de Segurança. No entanto, há ainda crianças e mulheres nas fileiras do LRa, e não houve qualquer movimento para a sua libertação, remata.