Liberdade religiosa promove debate sobre o contributo religioso para um mundo Pacífico. Hoje, debate centra-se nos “crentes e não crentes face à laicidade”
Liberdade religiosa promove debate sobre o contributo religioso para um mundo Pacífico. Hoje, debate centra-se nos “crentes e não crentes face à laicidade”Termina esta terça-feira o Colóquio Internacional sobre O Contributo das Religiões para a Paz, que ontem se iniciou no Fórum Lisboa, na capital, numa organização da Comissão da Liberdade Religiosa (CLR).
O debate desta manhã colocará frente a frente a perspectiva sobre Crentes e não crentes face à laicidade, de um maçon, antónio Reis, professor da Universidade Nova de Lisboa, e de agostino Giovagnoli, da Comunidade de S. Egídio, cujo trabalho ecuménico e de promoção da paz é reconhecido por todos. Saturino Gomes, membro da CLR, é o moderador desta conferência que antecede a sessão de encerramento, por Mário Soares, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, e alberto Costa, ministro da Justiça.
Ontem, vários intervenientes no colóquio puseram na mesa as suas contribuições sobre o tema em destaque, bem como a liberdade religiosa no mundo actual e em Portugal. Na abertura, o primeiro-ministro sublinhou que a liberdade religiosa não é um assunto resolvido, defendendo o empenhamento permanente da comunidade política na sua defesa. a liberdade religiosa não é um tema fácil, nem está resolvido, afirmou José Sócrates.